Imprensa

VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público

DIREITO AUTORAL EM REFORMA:

Novos instrumentos de desenvolvimento e inclusão social

 

Estão abertas as inscrições para o VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (VII CODAIP), que será realizado entre os dias 11 e 12 de novembro, em Curitiba, que neste ano tem como temática central Direito Autoral em Reforma: novos instrumentos de desenvolvimento e inclusão social.

O VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público tem como finalidade principal propiciar o debate entre os diversos setores da academia, profissional e artístico na seara dos Direitos Autorais e Culturais sobre a necessidade da reforma da lei autoral dentro do contexto cultural e tecnológico da sociedade brasileira.

Neste ano, o Congresso terá uma dinâmica concentrada nas dependências da Faculdade de Direito da UFPR, situada na praça Santos Andrade em Curitiba, cujos os espaços serão dedicados à discussão dos desafios dos direitos autorais em várias áreas como Gestão Coletiva, Novas Tecnologias da Informação, Cultura, Educação, Políticas Culturais, Inovação e Conhecimento.

Outra novidade deste ano será o espaço aberto para apresentação dos grupos de pesquisa do país que se dedicam ao estudo da propriedade intelectual, com vagas limitada.

O evento, aberto ao público, pretende estimular uma visão crítica quanto aos aspectos legais, sociais, culturais e econômicos da Propriedade Intelectual, e promover o debate sobre a eficácia da atual legislação na sociedade da informação.

A temática dos trabalhos que serão selecionados nesta 7ª edição são temas que tem sido objeto de ampla discussão no Brasil e no exterior na área do Direito de Autor, quais sejam:

Direito Autoral – Inovação e Conhecimento

Direito Autoral e a Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s)

Direito Autoral e Diversidade Cultural

Direito de Autor e a Gestão Coletiva

Direito de Autor e a Função Social

Direito de Autor e Acervos Digitais

Direito de Autor e Acesso à Cultura

Direito de Autor e Cultura Digital

Direito de Autor e Dignidade Humana

Direito de Autor e Direito Concorrencial

Direito de Autor e Direito do Consumidor

Direito de Autor e Direitos Fundamentais

Direito de Autor e Domínio Público

Direito de Autor e Economia Criativa

Direito de Autor e expressões artísticas

Direito de Autor e Internet

Direito de Autor e Liberdade de Criação

Direito de Autor e Licença Não-Voluntária

Direito de Autor e novos modelos de Negócio

Direito de Autor e Prazo de Proteção

Direito de Autor e projetos de Digitalização

Direito de Autor e Sociedade da Informação

Direito de Autor e Transformação Criativa

Direito de Autor no cenário Internacional

O VII CODAIP é um congresso internacional e contará com a presença de palestrantes de vários países. Dentre eles já estão confirmados os professores José de Oliveira Ascensão (Portugal), Dário Moura Vicente (Portugal),  Carlos Correa (Argentina), Francisco Sierra Cabalero (Espanha), Valentina Delich (Argentina) e Sean Flyn (Estados Unidos).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.direitoautoral.ufsc.br até o dia 10 de novembro.

O VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público é promovido pelo Grupo de Estudos em Direitos Autorais e Informação (GEDAI). O GEDAI tem como objetivo principal estudar a Propriedade Intelectual na sociedade da informação.

Mais informações pelos telefones: (55) 41 33102750 / 41 3310 2688 , ou ainda, pelo e-mail: gedai.ufpr@gmail.com ou pelo endereço www.direitoautoral.ufsc.br

Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>